"Estamos trabalhando com todas as unidades geradoras trabalhando em vazio. Não tem nenhum problema na energia. No ponto de vista de geração não ocorreu problema. São cinco linhas que unem Itaipu ao grande centro, cujas linhas vão para São Paulo, neste processo deve ter ocorrido um grande vendaval, que fez com que uma ou duas linhas tivessem avarias", disse Hoje O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou nesta quarta-feira que o apagão que atingiu principalmente as regiões Sul e Sudeste na noite de terça-feira não foi provocado pelo mau tempo. Ele contou que conversou hoje cedo com o presidente da Itaipu, Jorge Samek, que lhe informou que a interrupção de energia foi causada por problemas em duas das cinco linhas de transmissão. Na verdade o que aconteceu ontem?
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou durante entrevista coletiva no final da noite de ontem em Brasília que o apagão tinha acontecido devido a problemas na usina hidrelétrica de Itaipu. O ministro negou que o incidente tivesse sido causado por um hacker que teria invadido o sistema, como chegou a ser especulado.
Em uma noite de transmissão de domingo (8), a revista CBS 60 Minutes citaram fontes não identificadas na tomada do crédito extraordinário que uma interrupção de dois dias no Estado-Atlântica do Espírito Santo foi desencadeada por hackers sistemas de focalização uma empresa de serviços públicos de controle. O apagão afectou 3 milhões de pessoas. Hackers também causou uma outra, menor apagão norte do Rio de Janeiro em janeiro de 2005, a rede afirmou.
Funcionários do governo brasileiro contestou o relatório no fim de semana, e Raphael Mandarino Jr., diretor do Departamento de Segurança de Informação e Comunicação, disse ao jornal Folha de S. Paulo de que ele é investigado as alegações e não encontrou nenhuma evidência de ataques de hackers, acrescentando que no Brasil sistemas de controle elétrico não estão directamente ligados à internet.
A empresa de serviços públicos envolvidos, Furnas Centrais Elétricas, disse Threat Level na segunda-feira, ele "não tem conhecimento de hackers qualidade na transmissão de Furnas 'energia do sistema."
insulatorA revisão de relatórios oficiais do utilitário, o grupo do país, operador de sistemas independentes e sua agência reguladora de energia aparece nada para apoiar a alegação de pirataria.
As primeiras explicações para o apagão veio de Furnas dois dias depois do 26 de setembro de 2007, incidente começou. A empresa anunciou que a interrupção foi causada por depósitos de poeira e fuligem da queima de campos na região de Campos do Espírito Santo. "A concentração desses resíduos teria sido agravada pela falta de chuvas na região durante oito meses", disse a empresa.
Relatos de que hackers disparado pelo menos um apagão fora dos Estados Unidos tem primeiro grande atenção no ano passado, com base em comentários feitos pelo diretor da CIA ciber-chefe, Tom Donahue. Ele se recusou, no entanto, para identificar qualquer país ou os detalhes das supostas agressões. A alegação de apagão até mesmo fez em um discurso proferido pelo presidente Obama maio. "Em outros países cibernéticos cidades inteiras mergulharam na escuridão", disse Obama, não mencionando as cidades. Em uma entrevista com Threat Level mês passado, o ex-czar da cibernética Richard Clarke nomeado o Brasil como um hack, vítima de ataque de apagão, mas não forneceu detalhes verificáveis.
Em algumas versões da história, os hackers estavam tentando extorquir dinheiro do utilitário. A 60 minutos transmitido esta semana - que cita fontes não identificadas seis na inteligência, militar e cibernética comunidades - foi o primeiro a atrelar a história de apagões específicos. CBS não repetiu a alegação de extorsão, em vez de relatórios que a localização e as motivações dos hackers são um mistério.
Ontem O ministro de Minas e Energia Edison Lobão disse "Questões atmosféricas, tempestades de grande intensidade, podem ter contribuído para desligar a linhas de Itaipu. Por consequência, pelo regime interligado, outras linhas saem de funcionamento".
O presidente da hidrelétrica Itaipu Binacional, Jorge Samek, havia afirmado também em entrevista coletiva (ontem à noite, antes da divulgação das notas de Itaipu) que houve avarias em uma ou duas linhas da usina.
6 comentários:
o que aconteceu só o tempo vai dizer hehehe
o que eu sei é que aqui em Maceió, AL eu nao tive aula pq faltou energia sera que o apagão chegou aqui? hahahahahah :*
Talvez tenha sido o Coringa, querendo armar mais uma para pegar o Batman!!!!
vai demorar tanto pra esclarecerem tudo, que vamos até esquecer
mas não acho que tenha sido coisa de hacker, não
como se os hackers não tivessem esta força... "muitas formigas juntas carregam até um elefante". Por isso precisa ser apurado o que realmente aconteceu. li em outro local que itaipu foi religada com força total as 5h, se houvesse quedas das torres como ela poderia transmitir toda energia???
vai demorar pra esclarecer isso, isso acontece
tantas poucas vezes no mundo..
Eu realmente não imagino o que causou isso. Mas confesso que me fez pensar (e muito) sobre o quanto somos dependentes da energia elétrica. Não deixa de ser uma espécie de escravidão... Bom, no meio da escuridão, brincando, falei pro meu caçula: "liga a TV pra gente saber o que está acontecendo"... E não é que ele fez menção de levantar pra ligar o aparelho...? Foi muito engraçado!
Postar um comentário